quinta-feira, 5 de abril de 2012

Angelina Jolie volta a ser nome em destaque no panorama das estreias, desta vez com o seu primeiro título como realizadora: “Na Terra de Sangue e Mel” aborda as memórias dolorosas da guerra da Bósnia. João Lopes comenta as principais estreias da semana, entre as quais se inclui ainda o filme português “Tabu”, de Miguel Gomes, distinguido com o prémio de inovação do recente Festival de Berlim.


Na sua actividade como embaixadora do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Angelina Jolie contactou com a difícil herança da guerra da Bósnia. Daí nasceu o seu empenho em escrever uma história que levasse a reflectir sobre o labirinto de um conflito que envolveu pessoas que viveram muitos anos pacificamente. O resultado chama-se “Na Terra de Sangue e Mel” e marca a sua estreia atrás das câmaras.

“Tabu”, de Miguel Gomes, é um dos títulos portugueses que, recentemente, no Festival de Berlim, obteve grande impacto. Chega, agora, às salas de cinema, propondo-nos uma revisitação das memórias dos tempos coloniais portugueses, sugestivamente filmada a preto e branco. Nos principais papéis, surgem Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira e Carloto Cotta.

“Titanic”, de James Cameron, estreou em 1997, transformando-se num dos maiores sucessos de toda a história do cinema. Está de volta aos cinemas, mas agora a três dimensões: “Titanic 3D” aposta em reconquistar o seu público.

“Gerhard Richter Painting”, de Corinna Belz, é uma proposta documental, disponível em DVD. O seu tema: o universo de um dos maiores pintores das últimas décadas e, em particular, o conhecimento dos seus modos de trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário